domingo, 14 de junho de 2009

Com amigos destes, Amarante não precisa de inimigos!...


Para os que perderam o programa da TSF de hoje, sobre a barragem de Fridão, aí vai para avaliarem a matriz dos discursos dos presidentes das câmaras envolvidos .


A nota máxima para o autarca de Amarante a defender a segurança de forma mais peremptória que a autoridade suprema.

A medalha de prata vai para o autarca de Mondim a dizer que o desvio das águas do rio Olo era "falso" . Este nem leu o Programa Nacional de Barragens com elevado potencial Hidro-eléctrico onde tal desvio está lá claramente previsto, preto no branco . Cita entretanto a autoridade do Dr Silva Lopes. E quem é este ancião venerável técnico de barragens: o tal que aos 77 ( setenta e sete, leram bem ) , anos de idade, ex-Administrador do Montepio Geral, donde saiu há pouco tempo com uma indemnização de mais de 400.000 euros, acrescidos de várias reformas que tem, uma das quais do Banco de Portugal como ex-governador, acaba de ser nomeado Administrador da EDP RENOVÁVEIS, empresa do Grupo EDP.


Entretanto aguentem até às declarações do nosso venerável autarca Armindo Abreu a quem o pivot lembrou que tinha assumido uma posição frontalmente contra a barragem e que está a evoluir...!

Que não. Eram só preocupações com a cota da barragem do Torrão. Ameaça ultrapassada. Que tal lembrar a moção por si redigida e aprovada na sessão da Câmara em 17 de Setembro de 2007?


Garante também o antigo advogado que " ...o aviso de uma rotura será sempre feito em tempo de evacuar a população . Embora racionalmente se entenda a questão psicológica, não há nenhum problema..."! Pelos vistos não aprendeu pela mesma cartilha do homem do LNEC que assumiu abertamente que ninguém pode garantir que o risco é zero (Excepto o técnico Armindo Abreu) , acrescentando..., " as barragens não vão ter acidentes... não devem ter acidentes... iremos fazer tudo para não haver acidentes...!

Como diziam em Piauí:

Wellington Dias garante que barragem não vai romper no Piauí

Governador afirmou que não há mais risco de desmoronamento da barragem Algodões I
(Da Agência Brasil)

Rompimento de barragem no Piauí pode ter atingido até 2 mil famílias
E a verdade é que a barragem lá foi "por água abaixo".
"Eppur si muove!": Galileu Galilei


2 comentários:

Primo de Amarante disse...

Por estas e por outras é que um amigo, com quem estive, hoje, na Feira do Livro, me confessou que deixou Barcelona para vir, ele a mulher e o filho, votar contra o PS. E achou que o voto que dava melhor sentido à sua rejeição do PS (onde militou durante muitos anos, tendo sido inclusivamente autarca) era o voto no BE.

Não adianta António Barreto ter apelado ao exemplo (o exemplo é um testemunho de coerência), Mário Soares ao diálogo, estes PS(s) nada aprendem. Falam sem respeito nenhum pela inteligência do seu auditório. Como se pode avisar o pessoal do rebentamento de uma Barragem?!... A quem querem enganar ou será que desconhecem as trágicas inundações causadas pelas fissuras em barragens?!... Será que defendem que a barragem é como aquele tipo que diz: "desculpem, eu comi uma feijoada e agora preciso de “rebentar”!

A barragem é boa para acumular cifrões quem já tenha garantido que a vai fazer, mas nunca será para quem goste de Amarante e da sua gente, da gente que ali vive, nas margens do Tâmega.

aas150 disse...

O que fez mudar radicalmente de posição o presidente da camara de Amarante, que está tão solidario com o país e entrega os amarantinos á sua sorte?
Isto é, entrega Amarante aos empresarios do cimento e construtores civis, e á gula da EDP que tanto nos explora. Basta atentar na diferença de preços da energia em Portugal e na vizinha Espanha.
É este o presidente que ainda temos.Que nos entrega aos vorazes apetites da EDP e quejandos, que nos deixa sem maternidade,que desqualifica o Hospital e a sua urgencia em nome de supostos interesses nacionais.
Basta de ambiguidades e colagem aos poderes económicos instalados!As próximas eleições devem de uma vez por todas varrer esta gente dos lugares publicos que mantêm como se fossem deles.