segunda-feira, 26 de julho de 2010

Segurança de barragens - mais dois casos

Nos últimos dias, mais dois casos conhecidos provam que as barragens não são construções absolutamente seguras e muito menos eternas.

As notícias da imprensa que transcrevemos abaixo, referentes a uma barragem americana construída nos anos 30 do século passado e à mais moderna e grandiosa barragem chinesa, são mais uma prova disso mesmo, a acrescentar a muitas outras que aqui temos vindo a referir neste blogue.

As questões relacionadas com a segurança e a impossibilidade prática de accionamento de qualquer Plano de Alerta eficaz, estão na base da acção interposta contra o estado português, pelo Movimento Cívico PRO-TÂMEGA, na passada sexta-feira, 23 de Julho.

Mais uma vez aqui fica um alerta a todos os amarantinos que amam a sua terra e que não querem viver, nem deixar aos vindouros a perspectiva de ter de viver, sob a ameaça de uma grande barragem que qual Espada de Dâmocles, pairará ao longo dos anos sobre as suas cabeças, com resultado desconhecido.


Fortes chuvas provocam ruptura de represa no estado americano de Iowa

Moradores da cidade de Hopkinton, próxima à represa, contaram com poucos minutos para sair de suas casas

25/07/2010

As chuvas torrenciais registadas nas últimas horas no estado de Iowa, na região central dos Estados Unidos, provocaram a ruptura de uma represa e obrigaram a retirada de pessoas de suas casa nas comunidades próximas.
A represa Lake Delhi, situada a cerca de 72 quilómetros de Cedar Rapids, a segunda maior cidade do estado, se rompeu com as fortes chuvas, pouco comuns durante o verão na região, disse à rede de televisão "CNN", Jim Flansburg, porta-voz do escritório do governador de Iowa.


Foto: AP
Represa Lake Delhi, na cidade de Cedar Rapids se rompeu com as fortes chuvas
O acidente provocou a evacuação dos moradores da cidade de Hopkinton, próxima à represa, que contaram com poucos minutos para sair de suas casas.
Segundo as autoridades, o acidente não fez vítimas. O governador de Iowa, Chet Culver, recorreu hoje aos serviços da Guarda Nacional para ajudar nas tarefas de emergência na área afectada pela ruptura da represa.
As fortes chuvas também provocaram hoje inundações na cidade de Chicago, que forçaram o fechamento de importantes estradas.



24/07/2010
Pékin s’inquiète pour son barrage modèle


Le barrage des Trois Gorges a-t-il vraiment les reins solides ? Alors que des inondations catastrophiques, qui ont causé la mort de plus de 700 personnes, ravagent le sud de la Chine, les autorités chinoises n’en sont plus aussi sûres.

«La capacité de contrôle des flux du barrage n’est pas sans limite», vient de déclarer Cao Guangjing, directeur de la Corporation des Trois Gorges. Cao Guangjing, connu pour ses avis toujours aussi orthodoxes qu’optimistes sur les bienfaits du plus grand barrage du monde, a expliqué que «celui-ci pouvait faire face à des débits de 87 000 m3 par seconde» et qu’«au-delà d’un courant de 122 000 m3/s, le barrage serait en danger».
Mardi, la pression a dépassé 70 000 m3/s. La foi des officiels envers ce projet controversé, qui a requis le déplacement de 1,3 million d’habitants, n’a cessé de fléchir.
En 2003, un document proclamait que le barrage «a la capacité d’encaisser les pires inondations depuis dix mille ans». En 2007, les responsables ne parlaient plus que de «mille ans». En 2008, on est tombé à «cent ans».
P.G. (à Pékin)
"Liberation"

Sem comentários: