domingo, 15 de fevereiro de 2009

FRIDÃO: EDP vai realizar as primeiras sondagens para a construção da barragem no rio Tâmega

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) autorizou a EDP a realizar trabalhos geológicos em Fridão, Amarante, com vista à construção da barragem e à realização dos estudos de impacte ambiental.
Nos termos de um comunicado divulgado por aquela entidade regional, foi emitido "parecer favorável à realização de trabalhos de prospecção e pesquisa geológicas nos terrenos visados pela construção do Aproveitamento Hidroeléctrico do Fridão, na bacia do Tâmega".
A EDP foi a vencedora da concessão da barragem de Fridão, próximo de Amarante, no rio Tâmega, curso de água em que já dispõe do aproveitamento do Torrão, na foz do mesmo rio.
Segundo a CCDR-N, as sondagens serão executadas em área classificada como Reserva Ecológica Nacional (REN), razão por que foi requerida a autorização da comissão de coordenação regional.
A autorização, requerida pela EDP-Gestão da Produção de Energia SA, possibilita a realização de sondagens mecânicas e execução de 15 poços e de 30 perfis de investigação geofísica "numa extensão máxima de 120 metros".
A CCDR-N acrescenta que as acções autorizadas "têm ainda por objectivo a recolha de dados técnicos necessários à elaboração dos Estudos de Impacte Ambiental".
"A licença atribuída explicita, neste âmbito, que a empresa fica obrigada a manter as árvores que radiquem na faixa marginal de 10 metros das linhas de água e a realizar sempre acima de 20 centímetros do solo os cortes de arbustos estritamente necessários", lê-se no comunicado da CCDR-N.
A EDP fica obrigada a repor os terrenos nas idênticas condições às existentes antes das sondagens.
No estudo prévio apresentado à Câmara de Amarante, a EDP apresentou um plano para construção de uma barragem principal e de um contra-embalse, com uma altura de 30 metros, proposta que tem levado os ambientalistas a considerar que são duas barragens em vez de uma.

In: Marãoonline

Sem comentários: