terça-feira, 1 de julho de 2008

IBERDROLA paga quase 304 milhões de euros por quatro barragens do rio Tâmega

Mais quatro barragens para o Tâmega

A Iberdrola foi a empresa que apresentou a proposta financeira mais elevada para as barragens de Padroselos, Alto Tâmega, Daivões e Gouvães, no valor de 303,7 milhões de euros, afirmou à agência Lusa o presidente do Instituto da Água.
Segundo Orlando Borges trata-se de um valor muito superior ao inicialmente estimado, de 120 milhões de euros.
"Só para estas barragens foram apresentadas propostas financeiras que quase cobrem a totalidade do programa nacional de barragens que tínhamos em expectativa", afirmou.
A EDP e a Unión Fenosa foram as restantes empresas que apresentaram propostas para este conjunto de quatro barragens, acrescentou.
Os aproveitamentos hidroeléctricos de Girabolhos (rio Mondego) e de Pinhosão (rio Vouga) não receberam qualquer candidatura, por questões técnicas, razão pela qual o Instituto da Água (INAG) vai avançar com dois concursos separados.
Orlando Borges afirmou à Lusa que a adjudicação da construção das quatro barragens da cascata do Tâmega deverá ocorrer dentro de três semanas a um mês.

In: Marão online


A IBERDROLA, que se candidata à exploração destas quatro barragens na bacia do Tâmega, a montante de Amarante, é uma empresa espanhola que actua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia eléctrica.

Dia 17 de Julho é a data limite para apresentação das propostas para a construção e exploração da barragem de Fridão.

O cerco aperta-se a Amarante, perante o silêncio ensurdecedor de alguns.

É necessário acentuar o esforço de recolha de assinaturas, que tem de chegar às quatro mil, para obrigar a Assembleia da República a pronunciar-se sobre o assunto.

Sem comentários: