terça-feira, 10 de junho de 2008

A barragem de Fridão, outras vozes....

em: http://margemesquerdatribunalivre.blogspot.com/

Nem só de barragem se “faz energia”


A senhora que passa junto ao rio Tâmega ficaria submersa, se a construção prevista (no Plano Nacional de Barragens de que Fridão faz parte) de um açude imediatamente a jusante da cidade de Amarante já estivesse concluído.

A foto não deixa dúvidas!


E que importância terá a barragem de Fridão para a satisfação das carências energéticas em Portugal?!... Muito pouca, por certo! No entanto, o seu impacto sobre a cidade de Amarante será enorme. Imaginem a perversão que a quantidade de água parada (até à cota em sublinhado na foto) irá provocar!


Imaginem os cheiros nauseabundos que isso vai desencadear, os prejuízos que isso vai causar para o turismo, a qualidade da vida, património ambiental, histórico e paisagístico da Cidade de Amarante!


Será razoável que deixemos para os nossos filhos, como herança da nossa cobardia e comodismo, essa desgraça económica, social, patrimonial e ambiental?!... O que dirão de nós?!..

Mas os marcoenses também não podem ficar indiferentes. As águas verdes e sujas vão ter um efeito de acumulação em Canaveses e o belo passeio que está a ser feito nas margens do Rio vai desaparecer.


Mas ainda o pior é imaginar-se um rebentamento (sempre possível) dos diques que vão conter as águas.

O problema do custo da energia a todos nós preocupa. Mas haverá dinheiro que pague os enormes prejuízos que a barragem de Fridão vai causar ao nosso Futuro, ao futuro do desenvolvimento economico de Amarante e ao bem-estar dos amarantinos?!...

E há alternativas : basta que se construam mais 40 eólicas.

Façam isso (e integrem as eólicas num plano nacional que respeite o impacto ambiental) e deixem os nossos filhos sentirem-se honrados com a beleza de Princesa do Tâmega.


2 comentários:

Anónimo disse...

Assinei a petição, mas estas preocupações ambientalistas vêm tarde, o nosso rio, o meu rio e de tantos outros amarantinos que se divertiram e cresceram todos os verões no seu leito e margens MORREU, o cheiro nauseabundo já o tem e as águas ATÈ METEM NOJO, Poços, Azenhas, Areal, Penedo do Açucar, Frariz,Gatão,Torre foram partes de um paraíso natural que se extinguiu DEIXARAM MORRER O NOSSO RIO e ninguem fez nada !!
Bruno

Primo de Amarante disse...

Ninguém?!... Todos nós somos alguém. E há sempre tempo de emendar erros.