terça-feira, 24 de junho de 2008

A barragem de Fridão, outras vozes...

Resumo
Esta foto foi tirada enquanto passeava nas margens do rio Tâmega, ao fundo pode-se avistar o centro histórico de Amarante, constituído pelo mosteiro de S. Gonçalo e pela ponte românica com o mesmo nome.

Este belo conjunto monumental contém muito mais do que a sua beleza, por ali passaram as invasões francesas, ali se fez resistência às tropas de Napoleão. Ali nasceram mitos sobre santos casamenteiros, se inspiraram figuras consagradas da nossa cultura tais como Teixeira de Pascoais ou Amadeu de Sousa Cardoso. As origens da cidade remontam…

Interrompo esta emissão para vos fazer um comunicado:

A paisagem que vêm nesta foto com o pescador e o passeio junto ao rio vai ser destruída pela construção de uma barragem a cerca de 6km a montante do rio Tâmega.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bons dias,

A ponte de S.Gonçalo não é românica, e devia-se ler Teixeira de Pascoaes, e não Pascoais, e também Amadeo no lugar de Amadeu.

PS: espero que entendam isto como um comentário construtivo.

Cumprimentos

administrador disse...

Tem razão o autor do comentário. Contudo, trata-se apenas da transcrição integral de um texto a que pretendemos ser fieis. Vale pela mensagem que é de assinalar, pese embora a falta de rigor assinalada no comentário.

Anónimo disse...

Obrigado pela correcção, alterei inclusivamnete o artigo original.