Pronunciando-se sobre o Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico aprovado pelo Governo, a Comissão Concelhia de Amarante do PCP, reafirmou, numa sessão pública comemorativa do dia Mundial da Floresta, realizada em Fridão, a sua posição crítica relativamente a este Programa.
Declarando-se "a favor das energias renováveis, mas não a qualquer preço e não sem ter em conta os danos significativos ao património natural e construído que uma barragem em Fridão pode ter", o PCP acrescenta:
" Consideramos que o a eventual construção de uma barragem em Fridão seria o golpe de graça a um rio Tâmega já de si moribundo.
Discordamos de um projecto que desvaloriza o impacto ambiental, histórico e paisagístico para Amarante.
Entendemos que as consequências que este Projecto teria para a segurança da cidade, a possibilidade de uma ruptura e o restante impacto ambiental negativo, levam a que este projecto aponte na direcção errada em matéria de energia e ambiente, não contribuindo para um desenvolvimento sustentado da região.
É nossa opinião que é necessário dar mais atenção a soluções alternativas, mais efectivas a nível de custos e impactos ambientais tais como a microgeração, as mini-hídricas, a expansão da energia solar ou a redução dos consumos."
ALTO TÂMEGA - BARRAGENS: Padroselos: parar barragem por causa do mexilhão é
«cómico»
-
*ALTO TÂMEGA - BARRAGEM DE PADROSELOS*
*Parar barragem por causa do mexilhão é «cómico»*
*Investigador lembra que há milhares de espécies na...
Há 1 mês
Sem comentários:
Enviar um comentário