terça-feira, 22 de abril de 2008

Notícia JN

Transcrito do Jornal de Notícias de 22 de Abril 2008:

Barragem de Fridão irá a concurso no dia 30

O concurso para a construção da barragem de Fridão, em Amarante, deve ser lançado no próximo dia 30. "O anúncio foi feito pelo ministro do Ambiente, Nunes Correia, na cerimónia de lançamento do segundo concurso público para a construção das barragens de Pinhosão (S. Pedro do Sul) e Girabolhos (Seia), num investimento conjunto entre os 200 e os 340 milhões de euros", indicou fonte do movimento cívico "Por Amarante sem Barragens".
O terceiro e derradeiro concurso prevê o lançamento das obras de construção das barragens de Alvito (Proença-a-Nova), Almourol (Vila Nova da Barquinha), além da de Fridão, em Amarante, acrescenta a fonte.
No caso concreto da barragem de Amarante (Fridão), realizou-se, no último fim-de-semana, o primeiro debate promovido pela comissão de acompanhamento daquela infra-estrutura, constituída há vários meses, no âmbito da Assembleia Municipal, e pretende promover a discussão pública sobre a construção do empreendimento, criando um movimento de opinião desfavorável à sua construção.
Na ocasião, Rui Cortes, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), considerou que "se se avançar com a construção da barragem de Fridão, Amarante pode sofrer um desastre ambiental irreparável", disse. Entre as consequências ambientais que podem vir a ser provocadas pela barragem naquela localização, Rui Cortes destacou "a diminuição drástica da qualidade da água, a sua eutrofização e o inevitável aparecimento de algas, algumas das quais tóxicas, para além da morte das espécies piscícolas autóctones e a sua substituição por espécies exóticas, com a "mais que certa destruição dos ecossistemas existentes", sublinhou o especialista.
A construção da barragem de Fridão está prevista no âmbito do Plano Nacional de Barragens, "mas não é ainda conhecido qualquer estudo de impacto ambiental", garante fonte autárquica.

António Orlando

Sem comentários: