quinta-feira, 22 de maio de 2008

O RIO OLO NO PROGRAMA NACIONAL DE BARRAGENS COM ELEVADO POTENCIAL HIDROELÉCTRICO

PROGRAMA NACIONAL DE
BARRAGENS COM ELEVADO
POTENCIAL HIDROELÉCTRICO
(PNBEPH)

MEMÓRIA

NOVEMBRO 2007

…3.6.4.6. Aproveitamento Hidroeléctrico de Gouvães

A barragem de Gouvães ficará situada no rio Torno (troço de montante do rio Louredo), afluente da margem esquerda do rio Tâmega (bacia hidrográfica do rio Douro), a cerca de 1.8 km da localidade de Gouvães da Serra. A albufeira terá uma pequena capacidade de armazenamento em face dos caudais afluentes.
O aproveitamento integrará ainda um sistema de derivação para reforço dos caudais afluentes com origem nas ribeiras de Poio, Olo e Viduedo, constituído por três pequenas barragens e respectivos túneis de derivação.
Pág. 69

… O aproveitamento integrará ainda, para reforço dos caudais afluentes, três pequenas barragens e respectivos túneis de derivação nas ribeiras de Poio, Olo e Viduedo e respectivos túneis de derivação com um comprimento total de 15.5 km. A contribuição desta derivação para o escoamento afluente é de cerca de 69% do escoamento total…
Pág. 95
Anexo 6
Circuito hidráulico
...O circuito hidráulico desenvolver-se-á ao longo de 7,2 Km com um diâmetro nominal de 2,9 m. Poderá ser executado quer em TBM quer com metodologias mineiras correntes.
Fazem ainda parte do circuito as derivações do rio Olo com cerca de 7,8 K,...
ver em especial páginas 33 e 34:

Sem comentários: